O site AliExpress é seguro?

Proteção-ao-consumidor-AliExpress.jpg

 

Banner de proteção ao consumidor do AliExpress

O AliExpress é um popular site chinês que há pouco tempo tem ficado bastante conhecido no Brasil. A sua fama se deve a grupos e páginas do Facebook que mostra o relato de clientes que fizeram compras no site.  Embora haja bastante pessoas contentes com as compras recebidas do AliExpress, há uma outra proporção descontente e uma parte de pessoas que querem comprar, mas não sabem como confiar e saber se o AliExpress é seguro.

Com o intuito de acabar com toda e qualquer dúvida relacionada a confiabilidade do AliExpress, essa postagem tem como o objetivo alertar e ensinar a se precaver de possível golpes relacionados ao AliExpress.

O AliExpress é confiável?

Sim, é bastante confiável no quesito de você comprar e ter garantia de receber o produto como descrito e a oportunidade de contestar a compra que você recebeu. O prazo médio dado pelos vendedores é de 90 dias para você receber o produto, podendo este prazo ser estendido por mais 30 dias, caso o seu produto não chegue. Listamos abaixo uma lista de perguntas e respostas para facilitar o seu entendimento.

  • Fui enganado no AliExpress, o que fazer?
    R: E preciso saber de que forma você foi enganado. Se você comprou um produto no AliExpress e não recebeu pelo fato de o vendedor não ter enviado, por ele ter passado um código de rastreamento falso, por ele ter enviado um produto diferente do descrito. Em qualquer um desses casos, você pode abrir disputa.
  • Como saber se um vendedor do AliExpress é confiável?
    R: Existe uma reputação para o vendedor que faz mais vendas. Começa com medalhas, passa por diamantes e termina na coroa. Como funciona isso? Inicialmente todo vendedor novo ganha uma medalha, se as suas vendas forem concluídas com sucesso e os clientes ficarem satisfeitos, ele ganha mais uma medalha. A medida que ele for satisfazendo os clientes com os seus produtos, ele vai ganhando mais reputação. Com 5 medalhas, ele ganha 1 diamante e com 5 diamantes, ele ganha uma coroa. Ou seja, é preciso centenas de vendas para alcançar a reputação máxima. Porém, isso não quer dizer que você deve confiar cegamente em um vendedor de alta reputação e nem tampouco desmerecer um vendedor novato.Você pode comprar com qualquer vendedor, ficar atento ao prazo de proteção e não deixá-lo expirar. O prazo de proteção é a garantia que o vendedor não receberá o seu dinheiro enquanto você não confirmar que recebeu a sua encomenda como combinado. Caso você não confirme, o sistema do AliExpress confirmará automaticamente. Logo após o vendedor enviar a mercadoria, você vai ver o relógio de contagem regressiva.
  • Como posso pagar as minhas compras, é seguro usar o cartão de crédito no AliExpress?
    R: Você pode pagar pelas compras, usando um cartão de crédito internacional, pré-pago ou boleto bancário. É totalmente seguro, não é o vendedor que recebe o número do seu cartão de crédito. Apenas o AliExpress tem acesso a ele.
  • Ganhei uma disputa do AliExpress, como vou receber o dinheiro?
    R:Se você fez o pagamento usando cartão de crédito ou cartão pré-pago, o valor voltará como saldo na próxima fatura ou será estornado, a depender da data de vencimento. Você não precisa fazer nada, só aguardar. Na hipótese de você ter feito o pagamento no boleto bancário, o seu dinheiro será depositado na sua conta bancária. Para isso, aguarde um e-mail do Ebanx que leva uma média de 3 dias solicitando os dados para fazer o depósito. Lembre-se de olhar na caixa de spam, caso não tenha recebido.
  • É seguro colocar o meu CPF no AliExpress?
    R: Sim! Na verdade quem pede para que você coloque seu CPF é a Receita Federal. Exigem que as encomendas sejam enviadas com o CPF do destinatário anexado.
  • Quero desistir de uma compra. Se eu deixar de pagar o boleto, meu nome vai para o SPC?
    R: Você pode desistir de uma compra que não foi paga ainda a qualquer momento e o seu nome não vai para o SPC. Caso você já tenha pago, você deve conversar com o vendedor e chegar a um acordo.
  • Quanto tempo leva para uma encomenda da China chegar ao Brasil?
    R: Tanto da China, como Hong Kong, Singapura, Países Baixos, Suécia, Noruega, Estados Unidos ou qualquer outro país, o prazo é o mesmo. De 30 a 90 dias, podendo variar para mais ou para menos.
  • Como saber se eu fui taxado?
    R: Quando você é tributado, você recebe um telegrama dos Correios avisando que você tem uma encomenda aguardando retirada e com o valor da taxa.
  • O valor da taxa é alta. O que fazer?
    R: Você pode recorrer ao valor cobrado. Para fazer isso, você deve provar a Receita Federal que eles estão cobrando um valor superior ao que você pagou. Como prova é aceito a Inovice (espécie de Nota Fiscal chinesa, pode pedir ao vendedor), print da página de pagamento no painel de compras do AliExpress, boleto bancário ou fatura do cartão. Basta você se dirigir aos Correios com uma dessas provas e solicitar o documento de contestação de impostos, você vai receber um formulário, vai preencher descrevendo sobre o produto. Em seguida, entregue nos Correios e aguarde um prazo de 30 dias. Geralmente leva menos! A Receita Federal vai analisar o seu pedido e vai enviar de volta a sua encomenda com os valores corrigidos (geralmente é condizente com 70% do valor pago).
  • Se eu deixar a minha compra voltar, vou receber o meu dinheiro de volta?
    R: Você deve conversar com o vendedor e fazer uma proposta a ele, visto que ele teve custos para enviar a sua compra. Geralmente eles aceitam propostas quando você oferece 10% do valor da compra para pagar as despesas de frete.

Site: www.aliexpress.com

 

Comentários e Respostas -Todos os comentários e informações exibidas abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião do site é confiavel.

Comentários e Respostas

Deixe uma resposta